A Comunidade de Simplificação é um espaço para integração de atores e instituições da administração pública estadual, sob coordenação da Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional - SCIM da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. A Comunidade busca contribuir para a desburocratização, a modernização e a inovação na gestão pública, bem como fomentar iniciativas para a simplificação do funcionamento da máquina pública estadual e do atendimento aos usuários.

Assim, a Comunidade espera agrupar iniciativas que reduzam tempos de tramitação, assinaturas e carimbos, aumentem a agilidade e qualidade do atendimento aos usuários, otimizem a utilização dos recursos disponíveis e reduzam a carga burocrática que incide sobre a atuação das instituições em função de exigências desnecessárias estabelecidas nos diversos instrumentos normativos.

A Comunidade é composta por encontros presenciais, permitindo o contato e a troca de experiências dos membros e colaboradores, e por espaços virtuais, permitindo o diálogo contínuo e a participação de servidores lotados em todos os territórios de Minas Gerais.

Como resultados esperados da atuação da Comunidade de Simplificação destacamos:

  • Maior integração e colaboração entre órgãos para implementação das iniciativas de simplificação, modernização e inovação;
  • Aumento da capacidade dos órgãos e entidades de implementar iniciativas de simplificação aprimorando seu funcionamento interno e a qualidade de sua interação com o usuário;
  • Fomento à gestão e aprimoramento dos processos organizacionais;
  • Melhoria dos serviços públicos e demais entregas realizadas pelo Governo.

Faça parte você também!

Entre em contato conosco:

Nosso e-mail: simplificacao@planejamento.mg.gov.br

Nossos telefones: (31)3916-9901 ou 3915-0447