Prêmio Inova Minas Gerais busca fomentar a inovação entre os servidores estaduais e promover melhorias para o cidadão e para a gestão pública mineira

As inscrições para o 3º Prêmio Inova Minas Gerais se aproximam. O edital, que foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (13/04), estabelece que as inscrições serão realizadas de 28 de maio a 26 de junho.

Em 2018, o Prêmio continua disposto em 02 (duas) categorias voltadas para a captação de "Iniciativas implementadas de sucesso" e "Ideias inovadoras implementáveis". Para estas categorias teremos a composição de 02 (duas) modalidades: "Inovação em Políticas Públicas" e "Inovação em Gestão Governamental". Os interessados deverão cadastrar suas ideias e/ou iniciativas no sítio eletrônico www.premioinova.mg.gov.br.

As ideias e iniciativas inscritas na modalidade "Inovação em Políticas Públicas" deverão apresentar novas formas de atuação do poder público, no atendimento de demandas ou resposta a problemas, a partir da mobilização de diferentes recursos (humanos, materiais, físicos, administrativos e financeiros) e de diferentes atores, públicos, privados ou cidadãos, que visem atender a um objetivo socialmente relevante. Já os trabalhos inscritos na modalidade "Inovação em Gestão Governamental" deverão apresentar contribuições para simplificação e modernização do conjunto de diretrizes, instrumentos, procedimentos que orientam a atuação governamental, visando à otimização dos recursos e ou melhoria da qualidade, eficiência e agilidade dos serviços públicos, garantindo a sustentabilidade nas ações propostas.

Estas modalidades são compostas pelas temáticas listadas no quadro abaixo:

 

As temáticas da modalidade "Inovação em Gestão Governamental" foram elaboradas com o objetivo de facilitar a inscrição das ideias, pelo proponente, bem como permitir uma maior compreensão e avaliação dos trabalhos no concurso.

Ademais e dando continuidade ao processo de atualização e melhorias, buscou-se ampliar o público-alvo do concurso e, por isso, além dos servidores, empregados públicos e estagiários, também será permitida a participação de bolsistas que desenvolvem atividades no âmbito do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Contudo, ressalta-se que os bolsistas poderão participar apenas como integrantes de um grupo, sendo vedada a sua participação como proponente individual ou ainda como proponente responsável de um grupo.

O Prêmio Inova Minas Gerais tem como objetivos estimular a implementação, reconhecer, valorizar e premiar ideias inovadoras e iniciativas para a melhoria na prestação dos serviços públicos do Governo do Estado de Minas Gerais. O concurso é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, por meio da Subsecretaria de Gestão de Pessoas, em parceria com a Subsecretaria de Gestão e Apoio às Políticas Estratégicas.