O que é Design Thinking?


Design Thinking é uma abordagem utilizada para solução de desafios a partir da criação ou da melhoria de um produto ou serviço com foco no usuário. 

A aplicação desta metodologia tem como objetivo a criação de uma solução que realmente atenda às expectativas e necessidades do público-alvo e solucione de maneira efetiva o desafio encontrado. Nesse sentido, parte do entendimento de que a resolução de um problema é mais eficiente quando buscamos solucioná-lo a partir do compartilhamento de experiências com as pessoas que o vivenciam. Para aplicar essa metodologia no setor público precisamos conhecer a fundo a realidade do público-alvo de nossa ação. Desse modo, deve haver empatia entre os servidores e os usuários (FARIAS et al., 2016).

O que diferencia Design Thinking das demais abordagens é o seu foco no ser humano, o que torna a sua utilização muito enriquecedora para o setor público. Essa metodologia tem se mostrado uma excelente opção para a melhoria na prestação de serviços públicos, a partir da construção criativa e colaborativa entre equipes de projeto e usuários (PINTO; DIAS, 2017).

O Design Thinking pode contribuir para revolucionar a maneira tradicional de executarmos políticas públicas no Estado, uma vez que prioriza a criação de serviços a partir do olhar dos usuários. Desse modo, torna-se possível o desenho de políticas mais efetivas e alinhadas às expectativas da sociedade. Vale destacar que, nesse processo, mais do que a entrega de um resultado, espera-se a geração de um valor, que consiste em melhorar a experiência vivenciada, a qualidade de vida e o bem-estar daquele que receberá o serviço ou produto.

A Comunidade de Simplificação promoverá, em breve, oficinas de Design Thinking para resolução de problemas no serviço público. Fique ligado!

 

Referências:

PINTO, G. N. F. N.; DIAS, M. R. A. Inovação em design de serviços públicos. 2017.

FARIAS, P. et al. Governos que servem: inovações que estão melhorando a prestação de serviços aos cidadãos. [S.l.]: Enap, 2016.

 

Quer saber mais sobre o tema? Acesse os links:

https://ecommercenews.com.br/artigos/dicas-artigos/design-thinking-alternativa-para-cocriar-e-gerar-resultados-exponenciais/

http://www.segs.com.br/seguros/113378-echos-responde-as-5-principais-duvidas-sobre-design-thinking

http://portal.tcu.gov.br/inovaTCU/toolkitTellus/index.html

https://iversity.org/en/courses/design-thinking-2nd-iteration