Oficina de Design Sprint promove discussão sobre o apoio à gestão municipal

No dia 28 de fevereiro, aconteceu, no âmbito da Comunidade de Simplificação, uma Oficina de Design Sprint realizada pelo Núcleo de Apoio à Gestão Municipal da SEPLAG, com a participação da Diretoria Central de Articulação e Apoio a Projetos Inovadores - DAAPI e da Diretoria Central Modernização Institucional e Inovação em Processos - DCMIP.

O objetivo da oficina foi gerar soluções inovadoras, de maneira colaborativa, para o desafio: "Como o Estado pode melhorar o atendimento às demandas e às prioridades municipais?". A oficina, que teve a duração de cinco horas, utilizou princípios do Design Thinking, como empatia, cocriação, colaboração e compartilhamento de informações para a criação de ideias.

Para isso, foram utilizadas algumas ferramentas com o propósito de entender a real situação vivenciada pelos municípios mineiros, bem como identificar quais são os atores estratégicos no que tange às questões municipais. Foram utilizadas ferramentas como: mapa de atores, para identificação dos atores relevantes no processo e da relação existente entre eles; jornada do usuário, com o intuito de visualizar e entender a situação municipal a partir do ponto de vista do usuário; e mapa de empatia, para entender quais os sentimentos e expectativas dos usuários em relação à situação problema.

Após a realização dessas atividades, os participantes passaram para a etapa de geração de ideias, por meio de brainwriting e brainstorming, em que surgiram várias possibilidades de ações que foram priorizadas na oficina. A próxima etapa será estruturar as ações priorizadas em projetos para validação junto à alta gestão de possíveis atuações do Núcleo de Apoio à Gestão Municipal.