Desafios e soluções na gestão de patrimônio em instituições estaduais de ensino

A Comunidade de Simplificação promoveu nos dias 06 e 08 de março duas oficinas voltadas para os desafios e soluções na gestão de patrimônio pelas instituições de ensino do estado, com foco na simplificação do desfazimento de cadeiras e carteiras inservíveis. A necessidade surgiu de um diagnóstico realizado na Secretaria de Estado de Educação (SEE), no âmbito do Projeto de Otimização dos Caixas Escolares, que apontou o desfazimento de itens inservíveis como o terceiro tópico mais crítico assinalado pelos gestores.

Considerando a complexidade do desafio, as oficinas foram coordenadas pela equipe da Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional (SCIM/SGAPE/SEPLAG) e contaram com a participação de cerca de 20 pessoas, dentre os quais representantes da Subsecretaria de Gestão Logística da Seplag, das unidades centrais de patrimônio e finanças da SEE, das Superintendências Regionais de Ensino e um Diretor de Escola Estadual, além de representantes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Fundação João Pinheiro (FJP), Escola de Saúde Pública (ESP) e Fundação de Educação para o Trabalho (Utramig).

Participantes do segundo dia de oficina

Utilizando metodologias inovadoras e uma construção participativa, as oficinas visaram dar clareza à complexidade do problema, entender suas diversas perspectivas de análise, as dores dos principais atores e levantar soluções inovadoras e "fora da caixa" para solucionar ou minimizar os desafios identificados. Foram levantadas cerca de 50 ideias que subsidiarão a elaboração de normatizações e outras ações para tratamento do desafio.

Desenho elaborado durante a oficina sintetizando a discussão sobre o desafio

"As oficinas permitiram uma visão muito mais abrangente e completa do desafio de desfazimento de cadeiras e carteiras pelas escolas e outras instituições de ensino. Foi possível perceber que os problemas se assemelham muito, e que, para solucionar o desafio é necessário um conjunto de ações complementares e intersetoriais. A melhor compreensão do desafio é um grande passo rumo à sua superação" afirma Vanice Ferreira, Diretora Central de Modernização Institucional e Inovação em Processos.