Experiências internacionais de Inovação em Políticas Públicas

A Comunidade de Simplificação promoveu, no dia 20/02/18, a palestra "Experiências internacionais de Inovação em Políticas Públicas" com o professor Ismael Blanco, do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP) e do Departamento de Ciência Política e Direito Público da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).

Ismael Blanco apresentou quatro casos de inovação em políticas públicas implantadas na Espanha: Catálogos del Paisaje, Ley de Barrios, Centros Cívicos de Girona e Supermanzana de Gràcia. Para cada um deles, ele mostrou os problemas enfrentados para que saíssem do papel e as soluções encontradas.

Entre outras novidades, Blanco falou sobre a diferença entre a inovacão instrumental, que é uma mudança nas formas de operar para uma melhora da eficiência administrativa e a inovação substantiva, que apresenta uma mudança no enfoque das políticas públicas frente ao fracasso das soluções tradicionais.

Os membros da Comunidade que participaram do evento elogiaram bastante e acharam interessante conhecer iniciativas de outro país.

Não conseguiu ir ao evento? Acesse aqui os slides apresentados pelo professor e assista aqui trechos da palestra.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia aqui o artigo do professor Ismael Blanco.

 

Fonte: Adaptado de publicação no site da Seplag