Oficina de Ideação discute sugestões e protótipos para uma plataforma que integrará as capacitações em formato EAD no Estado

A SEPLAG, sob coordenação da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação e em parceria com outros órgãos e entidades do governo, tem reunido esforços para o desenvolvimento de uma plataforma digital que reunirá todas as capacitações em formato EAD, disponíveis no Estado, voltadas para os servidores estaduais e municipais.

Buscando desenvolver uma plataforma interativa e atrativa para os servidores, a Comunidade de Simplificação, em parceria com a Subsecretaria de Gestão de Pessoas, Superintendência de Governança Eletrônica, Fundação João Pinheiro, Prodemge e Secretaria de Estado de Educação, realizou, no dia 24 de abril, uma Oficina de Ideação e Prototipagem. O objetivo da oficina foi a elaboração, de maneira colaborativa, de um protótipo da plataforma que apresentasse as principais ideias para o site da Universidade Corporativa, bem como quais seriam as funcionalidades e características da plataforma.

A oficina foi idealizada seguindo os princípios da metodologia do Design Thinking e foram utilizadas ferramentas como os mapas de empatia e persona, que visam trabalhar a empatia dos proponentes do projeto em relação aos usuários.

Os servidores que participaram da oficina se colocaram no lugar de personas pré-estabelecidas que representavam servidores estaduais e municipais fictícios que poderiam acessar o serviço. Além disso, na etapa de ideação, foram levantadas sugestões de ideias para o site. Tais ideias foram apresentadas, discutidas e selecionadas de acordo com a ferramenta de Filtro de ideias e foram elaborados três protótipos para o Portal, os quais foram apresentados pelos membros dos grupos.

Os insumos obtidos durante a oficina foram consolidados e irão subsidiar as próximas fases de planejamento do projeto.