COMUNIDADE DE SIMPLIFICAÇÃO PARTICIPA DO MINAS DIGITAL SUMMIT

 

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), realizou, nos dias 3, 4 e 5 de abril, o Minas Digital Summit. O evento reuniu os principais atores do ecossistema mineiro de inovação e contou com workshops e palestras para o público, que envolveu empreendedores, investidores, gestores públicos e pesquisadores.

No primeiro dia, 03 de abril, foi realizada uma mesa redonda de lançamento do Conecta Gov, coordenado pela Sedectes em parceria com a Prodemge. Foram apresentadas estratégias e possibilidades de inovação derivadas de uma maior aproximação entre o Governo e o ecossistema de inovação, em especial as Startups. Uma das experiências apresentadas foi a Comunidade de Simplificação, como iniciativa voltada para o fomento à desburocratização e inovação nas instituições públicas de Minas Gerais.

Apresentação da Comunidade de Simplificação no Minas Digital Summit

Em paralelo, foram realizados ainda o HUB Inspiration Day - promovido pelo Hub Minas Digital, em que o co-fundador da aceleradora The Bakery e empreendedor em série Andrew Humphries apresentou mecanismos utilizados pelas grandes organizações que resultaram em crescimento dentro do mercado empresarial - e o workshop de Popularização de Ciência e Tecnologia, que abordou as novidades da ciência e tecnologia no meio acadêmico e apresentou o Pop Ciência, que exibiu as novas tendências da área.

No dia 4 de abril, o Minas Digital Summit promoveu como agendas o Jornalismo para CT&I, o SEED Academy e o She's Tech Day, movimento que incentiva o empreendedorismo feminino. Houve ainda o Conecta Gov Prefeitos, em que a Superintendência Central de Inovação e Modernização Institucional apresentou as ações desenvolvidas no âmbito do Grupo de Trabalho de Apoio aos Municípios (GTAM). O Summit promoveu, ainda, a apresentação Impacto-Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação que abordou o conjunto de alterações legais recém-regulamentados que regem as atividades de inovação e científicas do país, esclarecendo as dúvidas que ainda permeiam o assunto e apontando os impactos que o Marco pode gerar para o poder público, as startups e as grandes empresas.

Finalizando o Minas Digital Summit, no dia 5 de abril houve um Grande Encontro com renomados palestrantes nacionais e internacionais, que discutiram temas de negócios e empreendedorismo no cenário mineiro de inovação.