Sobre Participa MG

O Portal Participa.MG é uma iniciativa compartilhada pelas Sedpac, Segov, Seplag e Seedif. Ele tem como objetivo consolidar-se como uma ferramenta digital para a mediação de diálogos em rede, envolvendo a sociedade e o poder público em Minas Gerais.

Na esteira dos Fóruns Regionais de Governo, das Conferências Temáticas , dos Conselhos Estaduais de Políticas Públicas e dos Centros de Referência em Direitos Humanos, o Participa.MG surge como uma forma de expandir para o meio virtual as interações presenciais destes mecanismos de participação. Para o governo estadual é importante que as pessoas envolvidas com os instrumentos de participação social governamental se mantenham mobilizadas para acompanhar, questionar e também propor novas políticas públicas.

A implementação desta plataforma significa também um incremento na comunicação pública estadual, na transparência das ações governamentais, na descentralização de políticas públicas e no empoderamento da sociedade civil. Além disso, torna menos onerosa para o estado a promoção da participação social. Essencialmente, trata-se, portanto, do fortalecimento da democracia em Minas Gerais.

A articulação de ideias, o embate entre elas, a criação e o aprimoramento de políticas públicas lastreadas nas reais necessidades da população são as mais fundamentais premissas dessa rede. Para além da conexão entre pessoas, o que interessa à plataforma é a discussão qualificada a partir do emaranhado de opiniões, sugestões, reclamações, proposições e posicionamentos que serão publicados pelos seus participantes.

Além disso, a virtualização da participação social tem como efeito também a geração de um registro fidedigno das discussões. Sabe-se que os encontros presenciais acabam por dispersar uma boa parte do que é verbalizado pelos participantes, seja porque as atas das pautas discutidas tendem a ser sínteses ou interpretações das falas por parte de quem as registra, ou mesmo por uma dificuldade em se colocar em texto a linguagem coloquial utilizada. Por outro lado, os debates em plataforma digital ficam registrados na íntegra, podendo ser acessados a qualquer hora, tal qual foram publicados. A memória dos debates se torna assim muito mais eficiente e de fácil acesso. Outro atributo importante do ambiente digital é a facilidade para se aplicar métricas para o acompanhamento e aprimoramento da participação.

O Participa.MG vem sendo desenvolvido a partir da tecnologia absorvida do Participa.br, que, por sua vez, foi construído a partir do projeto de software livre chamado Noosfero. Esta é também a base tecnológica utilizada por outras plataformas de participação social da União tais como o Dialoga Brasil e o Participatório da Juventude.

A frente do desenvolvimento tecnológico da plataforma está a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge). Por se tratar de uma empresa pública, a empresa tem por finalidade a disponibilização de serviços de tecnologia da informação para o governo estadual, o que permite um diálogo estreito e, portanto, uma maior facilidade para a correção de rotas na implementação do projeto. Ademais, essa parceria garante a continuidade dessa iniciativa como uma política pública de Estado já que a expertise de trabalhar com a plataforma continuará na empresa, independente de mudanças de gestão.

Nesta primeira versão o portal irá contemplar:
Notícias sobre participação social do governo estadual; agenda de participação; biblioteca de participação (página inicial); comunidades com hierarquia: território, eixo temático, devolutivas e grupos de trabalho; termos de uso, dúvidas frequentes e tutoriais de uso.

Voltar para a pagina principal